Arca 34/7
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


A salvação dos rpgs do zuera 34/7
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Maeda Osamu - Capítulo 5

Ir para baixo 
2 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 8:39 pm

- Eu imagino, mas não deve ser pior que eu. As vezes até eu fico impressionado com tamanha habilidade em fazer aberrações. - Dizia frustrado, com uma expressão triste. Comia um pouco de sua refeição, quase audivelmente expressando seu alívio em finalmente comer algo além da comida da escola. - Ah, e falando nisso, como vai o trabalho de vocês? Espero que não estejam trabalhando demais. - Perguntava, legitimamente preocupado.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 8:49 pm

- As viagens o tempo todo e as rotinas de sono desreguladas são cansativas, mas o trabalho mais duro fica com os pedreiros no fim das contas. - Ryo dizia com um sorriso.Os três continuavam comendo por mais algum tempo. - Isso me lembra, você pode ver depois se a TV está gravando os programas que eu sempre deixo ela fazendo?Não se se com a mudança ela continua funcionando normalmente. - Byakuya falava de Nekoman ZX, um anime de uma série tradicional que começou lá nos anos 80 e que seu pai acompanha desde criança, embora sua fidelidade a ela fosse incrível considerando que ele já estava em quase seus 40 anos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 9:01 pm

- Hmhm, deixe comigo. - Respondia de maneira afirmativa, balançando a cabeça. Osamu nunca havia demonstrado real interesse na série, a admiração de seu pai pela mesma sempre ecoando como relativamente estranha em sua mente. Provavelmente pela discrepância entre gerações, mas o Maeda tinha muito mais interesse em coisas como Yufia e Phantasmoon, mesmo que escondendo seu gosto pelo último.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 9:10 pm

- Depois de alguns minutos com pouca conversa, o almoço estava terminado. - Eu tenho que ir agora, até mais. - Byakuya levantava quando terminava de comer, não era exatamente surpreendente que ele tivesse um trabalho a fazer na cidade, era até de se esperar que fosse por isso que estavam ali, mas aparentemente a mãe de Osamu realmente teria o dia livre. - Isso me lembra, Osamu, você quer me acompanhar em algumas compras hoje a tarde? - Ela dizia
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 9:19 pm

- Parecia um pouco frustrado com seu pai saindo tão cedo, mas tentava deixar isso de lado assim que ouvia o pedido de sua mãe. - Claro, eu tenho a tarde inteira livre hoje. - Respondia de maneira afirmativa, balançando a cabeça.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeSáb Ago 12, 2017 9:31 pm

- Então eu vou me arrumar, já volto. - A  mulher dizia, com uma expressão de alegria genuína.Como esperado, aquele foi um "já volto" bem longo, mesmo depois de arrumado, o garoto ainda teve de esperar quase uma hora inteira pela mãe, mas nada que não acontecesse todas as vezes. - Vamos?Quero dar uma volta no centro daqui.
Pessoas no Recinto:
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 2:25 pm

- Mesmo já tendo certo costume com algo daquele tipo, de maneira alguma tudo ficava menos frustrante. Recebia sua mãe de volta com uma expressão emburrada, visivelmente irritado. - Vamos, eu ainda não andei pelo centro também.- Confirmava acompanhando-a, com uma expressão mais calma.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 2:41 pm

- Os dois faziam seu caminho até o centro, já passava das 14 horas então a cidade estava pouco movimentada, os metrôs quase vazios.O centro, no entanto, ainda tinha um fluxo de pessoas consideráveis.Passando pela parte dos grandes prédios corporativos, assalariados de terno "viajavam" entre prédio e prédio o tempo todo, adicionando a paisagem.Uma vez chegado no setor de compras, as lojas ainda pareciam bem vivas e ativas e com uma clientela considerável, embora muito menor que nos dias livres.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 2:56 pm

- É bem mais movimentado que eu imaginava, Haruka tem mesmo tantas pessoas assim? - Exclamava o Maeda legitimamente impressionado com a clientela, sua imagem da cidade sendo muito mais "pacata" que aquilo tudo. Aventurou seus olhos pelos arredores do local por alguns momentos, antes de virar-se para sua mãe. - O que viemos comprar mesmo? - Perguntava.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 3:00 pm

- Ela tem quase um milhão de habitantes, então eu diria que ela é bem grande. - A mulher explicava, aparentemente seus pais tinham considerado esse tipo de coisa antes de se mudar. - Bem, nada em particular, Window Shopping, sabe?Você quer alguma coisa? - Ryo perguntava em um tom gentil.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 3:12 pm

- Ah... nada em especial. - Balançava a cabeça, negando. - Vamos... andar um pouco, se eu achar algo que me chame a atenção eu aviso. - Confirmava, tomando a frente. - Então, podemos ir? - Dizia, com certa expectativa. Osamu amava distritos de compra, pelo fato de tudo que o mesmo gostava ou tinha interesse estar reunido em um único lugar, muitas vezes gerando indecisões sobre o que acabar levando. Sua visão viajava entre vitrines em seus arredores, procurando algo que lhe interessasse.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 3:25 pm

- Certo, certo. - Dizia entusiasmada, as vitrines do começo do percurso eram provavelmente o pior pesadelo de qualquer garoto de 14 anos.Dezenas de lojas de roupas, junto a joalherias e outras lojas de acessórios.A primeira que entravam era a "Renné", o garoto não tinha certeza onde tinha ouvido isso, mas aparentemente era uma loja fundada por um parente do próprio Descartes. - As garotas jovens tem sorte de poderem vestir esse tipo de coisa o tempo todo, eu nem lembro qual foi a ultima vez antes dessa que eu usei qualquer coisa além de um terno. - Ryo reclamava enquanto olhava uma seção de roupas, eram do tipo bem teen, com frases e estampas coloridas,a alguns em modelos "crop", e afins.Sua mãe estava vestida com um vestido preto simples, adornada por um colar prateado que Osamu não tinha certeza se era realmente prata, além de alguns anéis de pedras que não conhecia e uma rasteirinha.Agora que ela citara, realmente lembrava-se que ela não era de se vestir de modo chamativo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 3:44 pm

- Não se sentia exatamente adepto a comentar sobre as roupas na vitrine ou utilizadas por sua mãe, o garoto não entendia absolutamente nada sobre moda feminina, muito menos tinha qualquer interesse na mesma. Via o assunto como um repelente natural a meninos do fim do fundamental e do Ensino Médio.- Por que a senhora não tenta também? É bom aproveitarmos a oportunidades! - Falava, com um olhar simpático. - Vamos lá, é melhor valorizar sua beleza natural! Não deve ter problema em ser mais ousada de vez em quando, né? - Afirmava com um sorriso, envolto em sinceridade. - Bem, não é como se você não ficasse ótima nas suas roupas normais, mas deve haver espaço pra melhorar... hmm... - Observava sua mãe dos pés a cabeça, colocando a mão no queixo como se entendesse alguma coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 4:13 pm

- Se você diz. - A mulher parecia um pouco envergonhada, mas escolhia algumas roupas antes de ir para o provador.Depois de vários minutos, ela retornava, em suas roupas anteriores e com nada nas mãos. - Eu realmente  não tenho mais idade pra isso, mal consigo me olhar no espelho com essas roupas. - Ela dizia, ainda aparentemente envergonhada da própria experiência.Os dois saíam da loja, mais uma vez mergulhando no mar de vitrines.Próximos do fim da "seção de roupas" o garoto já podia ver algumas lojas diferentes, uma de eletrônicos, e uma bem grande de Hobbies.Olhando ao redor o garoto podia ver na vitrine da primeira alguns suplementos eletrônicos que não entendia muito bem(chips, cabos e etc), ao chão um pequeno bilhete que alguém derrubara, na segunda vitrine figurinos de séries e animes se enfileiravam com os temas mais populares da TV atual, Chaika, Cross Ange, Kamen Rider Gaim, Dessha Sentai ToqGer e alguns clássicos como Naruto, Dragonball, Nekoman D.Além disso model kits das mais diversas séries podiam ser vistos, desde os antigos Gekiganar 3 a as mais recentes séries de Gundam Build Fighters.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 4:30 pm

- "Gundam." - Pensava consigo mesmo assim que os model kits apareciam em sua visão. O garoto não era exatamente fã da série, mas sem dúvidas havia criado certo interesse nos modelos de plástico após acompanhar Build Fighters no mesmo ano. Seus olhos percorriam as vitrines de modelos diversos, só sendo interrompidos assim que percebia o bilhete no chão, suas mãos curiosas abaixando-se para pegá-lo.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 4:38 pm

- O bilhete continha em si o que parecia ser uma página rasgada de mangá, tudo que podia ler era um balão que dizia "Você esperava uma cena de fan service?Uma pena que esse é um mangá cristão!".Os modelos descreviam robôs que misturavam os conhecidos do garoto com desconhecidos, "Gundam Mk II", "Star Build Strike", "Zaku III", "Barzam" entre outros.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:01 pm

- O-o que...? - Dizia, legitimamente sem palavras. Aquilo havia vindo de maneira tão aleatória que Osamu não sabia exatamente como reagir. Procurava o lixeiro mais próximo no objetivo de descartar o item em suas mãos, retornando finalmente para os modelos. Se fosse realmente levar algo, escolheria algum com que se sentisse confortável o suficiente.- Posso levar algum modelo? - Virava-se para sua mãe com a pergunta, um olhar de expectativa instalado em seu rosto.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:07 pm

- Claro, até mais de um se quiser. - A mãe do garoto dizia com um sorriso, de fato, modelos não eram nada muito caros.Mesmo MGs que são mais complexos costumam ter um preço bem acessível, só grades muito altas e "profissionais" são realmente salgadas, mas Osamu dificilmente conseguiria montar um de qualquer forma.
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:26 pm

- Certo! Nesse caso... - Colocava a mão sobre o queixo, pensativo. Finalmente adentrava a loja, pegando consigo um dos modelos das prateleiras, escolhendo especificamente um HG. - Star Build Strike... é, acho que é esse mesmo que eu vou levar. - Aproveitava e pegava um pacote com marcadores e ferramentas que poderia precisar na montagem, utilizando o conhecimento de um artigo que tinha lido online em outra oportunidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:35 pm

O membro 'Guerreiro Spiral' realizou a seguinte ação: Lançar dados


'D100' : 43
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:43 pm

- A loja era bem grande por dentro, tendo o tamanho de uma pequena loja de departamentos.Tocando pelos auto-falantes da loja podia se ouvir uma abertura familiar, "Yume wa asu o yondeiru...tamashii no sakebi de LET'S GO PASSION".Depois de pegar seu modelo, markers e as ferramentas necessárias o garoto se dirigia ao caixa, mas em uma das prateleiras podia notar as costas de uma pessoa familiar olhando os modelos da seção de Super Robot.

Pessoas no Recinto:
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:53 pm

- Oe, Takeda! - Acenava para o garoto de costas, tentando chamar a atenção do mesmo. Dirigia-se em passos rápidos até o rapaz. - E aí? Não esperava encontrar você por aqui. - Cumprimentava o garoto com um gesto amigável, um sorriso sincero em sua face enquanto segurava seus itens em seu braço.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 5:59 pm

- Ryuu ficava visivelmente surpreso ao ser reconhecido, derrubando a caixa que segurava em suas mãos, a recuperando no ar antes da queda. - A-Ah, Osamu.Estranho mesmo, né. - O rapaz gaguejava no começo da frase e ainda a dizia de forma nervosa, colocando a caixa nas costas, mas não rápido o bastante para que Osamu não visse o nome "Zambot 3" estampado. - O que você faz aqui?


Última edição por Com gominha e carinho em Sáb Set 09, 2017 4:40 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Guerreiro Spiral
Admin
Guerreiro Spiral


Mensagens : 2047
Data de inscrição : 26/05/2017
Idade : 23

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 6:09 pm

- Hmm...? - Podia perceber que algo estava errado, mas não sabia dizer exatamente o quê. Tentava deixar isso de lado, respondendo a pergunta do garoto. - Eu só tava passando com minha mãe e acabei parando pra comprar uns modelos. - Respondia de forma casual. - Não sabia que você tinha interesse em montar também... qual é esse que você tava vendo? - Perguntava, estendendo o pescoço.
Ir para o topo Ir para baixo
Com gominha e carinho
Admin
Com gominha e carinho


Mensagens : 2722
Data de inscrição : 25/05/2017
Idade : 24
Localização : Viçosa, MG

Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitimeTer Ago 15, 2017 6:16 pm

- Ah, isso? - O garoto clicava a língua, mas mostrava o que carregava.Se tratava de um model kit de um robo vermelho e dourado chamado Zambot 3, parecia inspirado em algum tipo de Samurai, mas não realmente era reconhecido por Osamu. - Isso é pra...minha irmã no hospital...mais importante que isso, não fale sobre isso com o resto do pessoal, ok?


Última edição por Com gominha e carinho em Sáb Set 09, 2017 4:39 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://rpg34-7.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado





Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Maeda Osamu - Capítulo 5   Maeda Osamu - Capítulo 5 - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Maeda Osamu - Capítulo 5
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Maeda Osamu - Capítulo 6
» Maeda Osamu - Capítulo 10
» Maeda Osamu - Capítulo 11
» Maeda Osamu - Capítulo 12
» Maeda Osamu - Capítulo 13

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Arca 34/7 :: Salas do Gominha :: Persona-
Ir para: